Sobrado Histórico José Francisco Lippi no 5º Fórum Nacional de Museus

     A equipe do Museu de Venda Nova teve o prazer de participar deste evento bienal que reuniu vários sotaques e experiências de nosso país. Estiveram presentes diversos profissionais e estudantes ligados a museus. Esta 5ª edição teve como tema “40 anos da Mesa de Santiago do Chile – entre o idealismo e a contemporaneidade”.

Movimentação no 5º Fórum Nacional de Museus. Na foto, a Galeria Brasil do Palácio Quitandinha. Seu interior é em estilo Rococó hollywoodiano, com temas marítimos.

Parte da equipe do Sobrado Histórico José Francisco Lippi.

Regina Furtado (Sobrado Histórico J.F. Lippi) e Terezinha Resende (ECO MUSEU DA AMAZONIA) – “Viva um tour de experiências”.

Marcelo Campos com uma representante do Nordeste: Aureniza Silva, do Museu Sacro São José de Ribamar (CE).

Vera Rebello, Regina Furtado e Danielle Choystine Santos, estudante de Museologia da UFRGS. Ao fundo, a Galeria das Estrelas.

Artur Esteves e Elisa Moreira, coordenadora do Museu André Paulo Gustavo de Frontin, localizado no município de mesmo nome. Ao fundo, o Palácio Quitandinha.

O 5º Fórum ocorreu em Petrópolis, cidade histórica da serra fluminese, famosa por ter sido atalho ao Caminho Novo no período colonial, residência dos imperadores brasileiros e capital provisória do Estado do Rio de Janeiro.

Palácio Quitandinha em Petrópolis (RJ), local que sediou o evento. Externamente exibe o estilo nórdico. Foi construído por Joaquim Rolla na década de 1940 visando ser o maior Cassino Hotel da América do Sul.

A equipe do Sobrado assistiu ao Sarau do Museu Imperial, que teve entrada franca para os participantes do Fórum.

O Fórum teve várias atividades, entre elas: oito minicursos, Grupos de Trabalho, painéis, palestras, etc.

No minicurso “Gestão e Conservação de Acervos” a restauradora Lia Mara inicialmente discorreu sobre questões teóricas, diferenciando os conceitos de preservação, conservação e restauração. Abordou os fatores internos e externos de degradação dos documentos e deu úteis sugestões para melhoria do acondicionamento de acervos.

O Grupo de Trabalho “Arquivos e bibliotecas de museus” foi coordenado por Mary Shinkado (chefe da Biblioteca do Museu Nacional de Belas-Artes), Lucas Alves (Bibliotecário do programa “Bibliomuseus”), Francisca Helena (Coordenadora de Acervos e Memória do IBRAM) e Regina Marques (Arquivos Históricos do IBRAM e outros).

Visite nossa fan page e tenha mais detalhes de cada dia:

1º dia, 2º dia, 3º dia, 4º dia, 5º dia.

Galeria | Esse post foi publicado em Eventos. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Sobrado Histórico José Francisco Lippi no 5º Fórum Nacional de Museus

  1. maria do carmo disse:

    Parabéns Regina Furtado pelos seus projetos e determinação. Abraços Maria

  2. Paschoalina Lippi Cerullo disse:

    Queridos Jose Luiz e Regina, Deus os abencoe muito para que voces tenham muita forca, coragem e sabedoria para concretizar este sonho que tambem e’ nosso.
    Parabens pelo reconhecimento do Museu. Desejamos muito sucesso que virao pela frenre. Parabens pelo magnifico trabalho que voces estao realizando.
    beijos
    Paschoalina Lippi e Marilin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s