Retrospectiva 2013

A equipe do Sobrado Histórico José Francisco Lippi deseja um ótimo 2014 e que vocês continuem Feliz Ano Novo!!conosco neste ano que será tão importante para nossa instituição: comemoraremos uma década de abertura ao público, sempre a serviço da Educação e do Patrimônio Histórico.

Janeiro

No dia 18 a historiadora Maria Ana Quaglino e sua assistente Maria Aline Balonecker voltaram ao Sobrado para terminar o inventário do acervo do Museu, o qual constará na obra “Sertões do Macacu: Guia do Patrimônio documental da Região Centro-Norte Fluminense”. Na primeira visita tomou-se nota dos documentos arquivados e nesta segunda inventariou-se os Livros de Controle Contábil do Armazém de José Francisco Lippi. Desta vez esteve presente também Vera Rebello, antiga colaboradora do Museu que organizou todo acervo em fichários temáticos e estudou o conteúdo dos Livros Contábeis. Da esquerda para a direita: Maria Ana, Vera Rebello e Aline Balonecker na Sala de Jantar. Mais fotos aqui.

Fevereiro

O Bloco Acorda Povo todo carnaval toma as ruas de Venda Nova. Como o nome sugere, logo cedo chama o pessoal para a folia, que termina com um café rural no Sobrado Histórico José Francisco Lippi. Em 2013 foi uma parceria do Instituto Integrartes (contribuição musical), Grupo de Arte Orgânica (contribuição plástica) e o Sobrado Histórico José Francisco Lippi. Confiram também o vídeo.

Março

O Sobrado engaja-se no projeto “Rio Serra Mar – um mundo e emoções, um único caminho” - visa integrar turisticamente as regiões Serra Verde Imperial e Costa Verde à região metropolitana do Rio de Janeiro, importante pólo receptor de turistas estrangeiros.

O Sobrado engaja-se no projeto “Rio Serra Mar – um mundo e emoções, um único caminho” – que visa integrar turisticamente as regiões Serra Verde Imperial e Costa Verde à região metropolitana do Rio de Janeiro, importante polo receptor de turistas estrangeiros.

Sempre visando atualização e troca de experiências, integrantes do Sobrado participaram do "Café com Idéias" que teve o jornalista Anderson Duarte (O Diário) como palestrante. O evento é promovido pela ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis) e aconteceu no Shopping Teresópolis.

Sempre visando atualização e troca de experiências, integrantes do Sobrado participaram do “Café com Idéias” que teve o jornalista Anderson Duarte (O Diário) como palestrante. O evento é promovido pela ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis) e aconteceu no Shopping Teresópolis.

Neto do imigrante italiano que construiu o Sobrado que hoje abriga o Museu de Venda Nova e esposo da diretora da instituição (Regina Furtado), José Luiz Lippi Leite concedeu entrevista para a Revista Eletrônica Amnésia.
Vídeos da entrevista: parte 1, parte 2  e parte 3.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                      Abril

Maio

Na cidade de Teresópolis o Sobrado foi uma das três instituições que realizaram atividades na 11ª Semana de Museus, cujo tema foi “Museus (memória+criatividade= mudança social)”. Desde 2007 o Sobrado participa ativamente desse evento anual.

Na cidade de Teresópolis o Sobrado foi uma das três instituições que realizaram atividades na 11ª Semana de Museus, cujo tema foi “Museus (memória+criatividade= mudança social)”. Desde 2007 o Sobrado participa ativamente desse evento anual. Cinco escolas participaram: E.M. Tiago Pacheco de Medeiros (Venda Nova), E. M. José Guarilha Júnior (Sebastiana), E.M. Stella Moraes (Vargem Grande), E.M. Alcino Francisco (Água Quente), Centro Integrado Agrícola José Francisco Lippi (Venda Nova). Atividades patrocinadas pelo SESC-Teresópolis.

Junho

Julho

Agosto

Setembro

O Sobrado Histórico José Francisco Lippi foi um dos pontos de visita de uma excursão com 88 pessoas no dia 14. Todos integrantes da Assembléia de Deus de Campo Grande, Rio de Janeiro. Para oferecer um café rural a tal quantidade de visitantes - inédita na instituição - o Espaço Império foi convertido em ambiente gastronômico, complementando o refeitório.

O Sobrado Histórico José Francisco Lippi foi um dos pontos de visita de uma excursão com 88 pessoas no dia 14. Todos integrantes da Assembléia de Deus de Campo Grande, Rio de Janeiro. Para oferecer um café rural a tal quantidade de visitantes – inédita na instituição – o Espaço Império foi convertido em ambiente gastronômico, complementando o refeitório.

Outubro

A exposição “Teresópolis – 122 anos de História” da Casa da Memória Arthur Dalmasso lembra que a família Lippi figura como uma entre as várias que contribuíram para a formação de nossa cidade.

A exposição “Teresópolis – 122 anos de História” da Casa da Memória Arthur Dalmasso lembra que a família Lippi figura como uma entre as várias que contribuíram para a formação de nossa cidade.

Dia 25 de outubro foi lançada no SESC Teresópolis a exposição permanente "Família Granado: 100 anos - em comemoração à construção do Palacete". Nela consta documento do acervo do Sobrado Histórico José Francisco Lippi, uma vez que a Granado fornecia também para o armazém J.F.Lippi.

Dia 25 de outubro foi lançada no SESC Teresópolis a exposição permanente “Família Granado: 100 anos – em comemoração à construção do Palacete“. Nela consta documento do acervo do Sobrado Histórico José Francisco Lippi, uma vez que Granado fornecia também para o armazém J.F.Lippi.

Em 30 de outubro o Sobrado Histórico José Francisco Lippi recebeu voto de congratulaçôes da Câmara Municipal de Teresópolis, apresentado pelo vereador José Carlos da Estufa. Assistam ao vídeo

Dezembro

O Sobrado Histórico José Francisco Lippi, juntamente com outros empreendimentos e instituições teresopolitanas marcaram presença no lançamento do Tour da Experiência - Caminhos do Brasil Imperial, que ocorreu no Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro), no dia 13.

O Sobrado Histórico José Francisco Lippi, juntamente com outros empreendimentos e instituições teresopolitanas, marcaram presença no lançamento do Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial, que ocorreu no Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro), no dia 13.

Ao longo do ano, …

E, juntamente com esses eventos de caráter extraordinário, a instituição perpetua as atividades que são constantes ao longo do ano, como recepção de escolas particulares e públicas (1 e 2), visitas mediadas para turistas (3 e 4) e as reuniões da diretoria (5).

… juntamente com esses eventos de caráter extraordinário, a instituição perpetua as atividades permanentes, como recepção de escolas particulares e públicas (1 e 2), visitas mediadas para turistas (3 e 4) e as reuniões da diretoria (5).

Esse post foi publicado em Outros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s