Sobrado Histórico J.F. Lippi presente em guia documental da região Centro-Norte Fluminense

     No dia 13 de dezembro foi lançada em Nova Friburgo a obra Sertões do Macacu: Guia do Patrimônio Documental da Região Centro-Norte Fluminense. Por meio de um recorte histórico foram selecionados 13 municípios, os quais tiveram 142 entidades custeadoras de arquivos e seus acervos descritos nesse trabalho. Além de facilitar o ofício de pesquisadores com esse levantamento, o guia pode servir também como referência para políticas de conservação de acervos e, por conseguinte, para a preservação da memória.

As autoras: a historiadora da Fundação Dom João VI, Maria Ana Quaglino (segurando um exemplar impresso do Guia) e a biblioteconomista Alcíria Araújo.

As autoras: a historiadora da Fundação Dom João VI, Maria Ana Quaglino (segurando um exemplar impresso do guia) e a biblioteconomista Alcíria Araújo.

As autoras com Nelson Boher, responsável pelo design gráfico e desenvolvimento técnico do projeto de publicação da obra no formato impresso e versões digitais.

As autoras com Nelson Boher, responsável pelo design gráfico e desenvolvimento técnico do projeto de publicação da obra no formato impresso e versões digitais.

     O guia Sertões do Macacu apresenta 3 partes. Na Parte I são tratados os objetivos, teoria e metodologia. Na Parte II – O Levantamento – são apresentadas as instituições custeadoras de arquivos por categorias (paróquias, arquivos de prefeituras como pró-memórias, casas de cultura, bibliotecas e arquivos da administração, os arquivos da Câmara , sociedades musicais, etc.) e por municípios. O Sobrado Histórico José Francisco Lippi aparece na categoria “Museus” juntamente outras duas instituições congêneres. Aparece também, é claro, quando são descritos os acervos do município de Teresópolis. A Parte III é composta por mapas dos séculos XVIII e XIX dos Sertões do Macacu.

     O acervo do museu que consta neste guia foi descoberto nos porões do Sobrado quando a professora Regina Furtado se mudou para Venda Nova com seu esposo em 1997. A partir de 2004, com a abertura do museu ao público, Regina contou com Vera Rebello para a organização do acervo. Em 2012, com o auxílio de adicional de Raquel Furtado e Marcelo Campos, fizeram um balanço do acervo. Para constar no Guia, o Sobrado Histórico recebeu duas visitas da Fundação Dom João VI.

     Veja outras fotos da 1ª visita e da 2ª visita da Fundação Dom João VI ao Sobrado Histórico José Francisco Lippi.

     Voltando ao lançamento, um grupo formado por Maria Tereza Pineschi (canto), Ana Botelho (violão), Ranieri (flauta) e Paulão (percussão) tocou modinhas e lundus.

Este slideshow necessita de JavaScript.

     Para finalizar o evento, um coquetel na recepção do Teatro Irmã Cosmelli (Colégio Nossa Senhora das Dores), onde está a exposição do artista plástico Mário Moreira. Esta exposição é constituída por objetos de madeira que tiveram usos prévios. Confraternizaram-se apoiadores, admiradores e fomentadores da história e da cultura.

     Patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, através do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), a realização do guia Sertões do Macacu contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Fundação D. João VI e assessoria técnica do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj).

     Mais informações aqui.

     Para consultar a obra clique aqui.

Esse post foi publicado em Outros. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Sobrado Histórico J.F. Lippi presente em guia documental da região Centro-Norte Fluminense

  1. Pingback: Sobrado Histórico J.F. Lippi: Retrospectiva 2014 | Sobrado Histórico José Francisco Lippi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s